Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

#13A – Em Uberlândia, duas mil pessoas protestam contra os cortes na Educação, o projeto Future-se e a PEC da Reforma da Previdência

Na tarde de hoje (13), cerca de duas mil pessoas se concentraram na Praça Ismene Mendes, antiga Tubal Vilela, para protestar contra os cortes na Educação, o projeto Future-se e a PEC da Reforma da Previdência, todas iniciativas do governo Bolsonaro.

O movimento contou com performances teatrais e música ao vivo. Depois, os manifestantes seguiram em marcha pelas principais ruas de Uberlândia. Houve uma parada no Terminal Central para que os representantes de grupos sociais dialogassem com a população.

Esta é a quinta manifestação contra os cortes na Educação, anunciados pelo Governo Federal em maio deste ano. Uberlândia já contou com o #9M , o #15M , o #30M e o #14J .

De acordo com os recursos aprovados na Lei Orçamentária Anual, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sofrerá um bloqueio orçamentário de R$ 42.853.000,00 para a manutenção e os investimentos. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) sofrerá um contingenciamento de 30% nas verbas de capacitação, 30% nas de fomento e 37% nas de funcionamento da instituição.

Ao mesmo tempo, o Future-se é um projeto do Ministério da Educação que propõe a contratação de organizações sociais e o fomento de financiamento da Educação por meio de fundos privados. Docentes contrários ao Future-se argumentam que a proposta acaba com a universidade pública, gratuita e de qualidade.

Já a Reforma da Previdência é uma Proposta de Emenda Constitucional que institucionaliza um regime de capitalização no sistema previdenciário. A Conexões já produziu um infográfico a respeito. Para acessá-lo, clique aqui.

Estiveram presentes no ato docentes, técnicos administrativos e discentes da UFU e do IFTM, além da Associação Sindical dos Docentes da UFU (ADUFU-SS), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), o SindiEletro – MG, o Sintet-UFU, entre outros coletivos.

#13A #TsunamiDaEducação #ContraOsCortesNaEducação #ContraOFutureSe #ContraAReformaDaPrevidência

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 29 pessoas, pessoas sorrindo, multidão, sapatos, árvore, criança e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Beatriz Ortiz
ortizcamargob@gmail.com
No Comments

Post A Comment