29 set A estruturação de políticas públicas na assistência de vítimas de desastres naturais
Por Pedro Prado
Irma, Katia e José: Furacões que nos últimos meses passaram pela América do Norte e Central, na conhecida temporada de furacões, e que trouxeram novamente grandes estragos à população local. Rapidamente, ações governamentais foram tomadas para a evasão dos habitantes destas áreas e políticas de assistência civil aplicadas. Tudo para garantir o bem estar e a integridade dessas pessoas, mesmo nas mais extremas situações.
Mas o que esses fenômenos naturais têm a ver com políticas públicas? Muito mais do que você imagina. Por mais que não dependa dos governantes evitar que esses casos ocorram, é dever deles zelar pelo seu povo e um direito da população ter acesso à políticas de proteção e assistência.
Nas condições geográficas em que o Brasil se encontra, furacões como esses citados não estão muito próximos da nossa realidade, mas não apenas eles contam como desastres naturais. A Conexões traz uma multimídia explicando quais e como são aplicadas as políticas públicas brasileiras em casos parecidos.
Fontes: Associação Brasileira de Geógrafos e BBC Brasil
No Comments