
23 maio A urgência de informar sobre políticas públicas sociais
EDITORIAL | Como na linha editorial de um veículo, que estabelece diretrizes sobre quais e como os conteúdos serão veiculados, um governo também define o mote da sua ação, as suas prioridades e o que é mais ou menos importante. Quando o partido do presidente do Brasil diz que, “Se a reforma da Previdência não sair: tchau, Bolsa Família; adeus, Fies; sem novas estradas; acabam os programas sociais”, esse governo está sinalizando que existe uma prioridade. Por isso, nunca foi tão importante fazer a cobertura jornalística das políticas públicas sociais como agora.
A situação política do país é de extrema delicadeza. Após pouco mais de um ano do impeachment da presidente Dilma, a cascata de delações premiadas tem revelado o quão promiscuas são as relações que o poder público estabeleceu com as corporações. Somado a isso, a situação econômica também não vai bem. O Governo Temer tenta aprovar um pacote de leis que, pode até ser bom para a saúde econômica do país, mas nocivo aos trabalhadores.
Dada a urgência que a conjuntura reclama, a Agência Conexões entende que esse é o momento ideal para o retorno da rotina de produção diária. Informar sobre as políticas públicas sociais é um meio de dar voz aos cidadãos, que necessitam da ação do Estado para ter garantidos seus direitos fundamentais. A informação a respeito deste tema também é um símbolo de resistência aos veículos de comunicação, que pouco abordam a questão. Para além disso, noticiar sobre políticas públicas sociais, é uma forma de cumprir com o compromisso firmado pela Conexões de garantir o acesso às informações públicas de forma humanizada.
No Comments