20 jun A violência contra a população LGBTI+ pelo Atlas da Violência 2019
Durante toda essa semana a Conexões vem apresentando alguns dos principais dados do Atlas da Violência 2019. O levantamento, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) demonstra que a violência tem aumentado, sobretudo, em relação à populações mais vulneráveis, entre elas aqueles que são perseguidos por sua opção sexual ou de gênero.
Não sabemos qual o tamanho da população LGBTI+, inviabilizando qualquer cálculo de prevalência relativa de violência contra esse grupo social, já que o IBGE não faz perguntas sobre a orientação sexual. As polícias (em geral), nos registros de violência, também não fazem qualquer classificação da vítima segundo a orientação sexual, assim como não existe tal característica nas declarações de óbito.
Para dar sequência a série de multimídias com os levantamentos realizados, o infográfico a seguir apresenta aspectos gerais da Violência cometida contra a população LGBTI+ no Brasil a partir das denúncias registradas no Disque 100. Confira:
No Comments