Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV visam controlar epidemia até 2030

O HIV é o vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) que agride o sistema imunológico do portador da doença e o torna muito sensível a qualquer tipo de doença. A contaminação ocorre pelo contato com o sangue do portador do vírus e pode ocorrer de diversas maneiras: através de relação sexual sem proteção, pelo compartilhamento de agulhas e outros objetos cortantes e também durante o parto de mulheres infectadas que passam para seus filhos.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número e pessoas que recebem tratamento nos países das Américas subiu 44% entre 2003 e 2013, passando de 210 mil para 795 mil. No Brasil, estima-se que mais de 700 mil pessoas vivam com o HIV, sendo que 20% delas desconhecem que estão infectadas. Neste ano, o tema escolhido para marcar o 01 de dezembro foi “Fechar as lacunas – por uma geração livre de AIDS”. A meta da OPAS/OMS é que, com medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento, a epidemia de HIV possa ser controlada até o ano de 2030.

Não há cura para a síndrome, mas existem remédios que reduzem a progressão da doença e o tratamento antirretroviral tem garantido qualidade de vida aos infectados. Mas melhor do que remediar é prevenir, por isso a Conexões fez uma multimídia mostrando as principais formas de contaminação pelo HIV. Confira:

Tags:
, ,
Vanessa Gianotti
vanessagianotti.jor@gmail.com
No Comments

Post A Comment