08 abr Aumento do preço de industrializados amplia mercado para chocolates caseiros
É comum em toda páscoa escutarmos nos jornais o quanto o preço dos ovos de chocolate aumentaram, isto porque a valorização do dólar influencia na indústria do tradicional presente por causa do cacau e também nas embalagens, confeccionadas do petróleo, matéria que está sofrendo um aumento de preço.
Neste ano não foi diferente, os ovos de páscoa nos supermercados apresentaram um aumento de 11% em relação ao ano passado. A professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), Márcia Freire, diz que esse aumento recreativo pode ter, sim, a ver com os maiores números de desemprego e a diminuição das vendas que a pandemia provocou.
Páscoa e crise econômica
A páscoa, ocorrida no primeiro domingo do mês de abril, é uma celebração religiosa no cristianismo na qual comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo. A data hoje é muito associada aos ovos e ao coelho, símbolos que representam fertilidade e o poder de reprodução da palavra de Deus para a fé cristã. Há muito tempo, em diversos lugares no mundo, presenteavam-se uns aos outros com ovos decorados durante a celebração, até que no século XVIII surgiram os ovos de chocolate na França e, de lá pra cá, a produção de ovos de chocolates aqueceu a economia mundial durante a data celebrada. No entanto, a pandemia do novo coronavírus afetou essa realidade com o aumento do desemprego e dos produtos alimentícios, incluindo os ovos de páscoa.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o desemprego poderá aumentar ainda mais em 2021, podendo alcançar em média 14,6% de desocupação. Diante dessa realidade, a professora universitária afirma que é normal surgirem trabalhos de produção caseira, como pequenos negócios familiares, para conseguirem uma renda extra. No período de páscoa, por exemplo, houve uma intensificação no número de pessoas que começaram a produzir ovos caseiros para vender. Infelizmente, esses pequenos empreendedores também são afetados pelos preços dos produtos no mercado, mas ainda assim conseguem manter um preço inferior às grandes marcas de ovos de chocolate expostos nos supermercados.
A popularidade dos ovos caseiros
Márcia Freire, professora da Fagen, explicou para a Conexões que muitos negócios começam de forma temporária para conseguir uma renda extra e acabam conseguindo crescimento no ramo e adquirindo bastante potencial, como é o caso de Thatiana Lopes Soares, ex-massagista e, hoje, proprietária da Taty Soares Confeitaria.
Produzindo em casa, Thatiana começou o seu negócio há mais de 10 anos, porém o motivo que a levou a iniciar com a confeitaria foi o mesmo: busca uma renda extra. Casada e mãe de duas meninas, Thatiana começou a vender trufas para alcançar essa renda e logo recebeu o incentivo do pai, que comprou alguns materiais para a produção de bolos, e do tio, que lhe presenteou com um curso de confeitaria.
Com a confeitaria, Taty acompanha as datas comemorativas e, na páscoa, produz os ovos de chocolates tradicionais, trufados e também os de colher – uma tendência que vem ganhando o mercado. Como fornecia para buffets na cidade, suas vendas diminuíram ao longo do ano devido às medidas preventivas decretadas na pandemia, que impedem grandes comemorações. No entanto, as vendas dos ovos de páscoa ajudaram a confeiteira a manter boas vendas apesar da pandemia. “Diminuiu a quantidade, gente que comprava bolos de 4kg, agora compra de 1,5kg, aí senti diferença.”
No entanto, o aumento do preço dos produtos para a produção dos ovos exigiu que Thatiana ajustasse a tabela de preços da confeitaria. O início da pandemia deixou a proprietária muito insegura quanto às vendas, mas o aumento de preço também dos ovos no supermercado contribuiu para um resultado positivo, resultando nos anos que mais venderam ovos de páscoa. Além de apoiar iniciativas de pequenos empresários, o consumidor ainda tem a vantagem de um produto diferenciado, pois os ovos feitos em casa apresentam opções de recheios e sabores variados que os industrializados não possuem.
No Comments