
15 maio Campanha de vacinação contra a gripe segue até 31/05
O Ministério da Saúde lançou no dia 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Até o dia 31 deste mês, a expectativa é que 58,6 milhões de pessoas sejam vacinadas em todos o Brasil. Segundo dados do próprio Ministério, divulgados na última quinta-feira (09), 535 casos de influenza foram registrados no país, com 99 mortes. No território nacional o subtipo de influenza que circula é a H1N1 com 254 casos e 89 óbitos.
Em Minas Gerais, a perspectiva é que 5.993.286 recebam a dose da vacina. No estado mineiro foram registrados nove casos de influenza. Uberlândia possui 73 salas de vacinação disponíveis para a população. Desde o dia 22 de abril, a programação é voltada para os professores da rede pública e privada; profissionais da saúde; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
As crianças a partir de 6 meses até 5 anos e 11 meses, idosos a partir dos 60 anos, pessoas com morbidades, gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias, que ainda não se dirigiram ao postos de vacinação devem comparecer, também, até o dia 31/05.
Pessoas que se encontram acamadas e pertencem ao grupo prioritário, devem agendar a visita de um técnico em casa para a aplicação da vacina. O número para o agendamento é 0800-940-1480. Além do documento pessoal e cartão de vacina, é necessário que o grupo foco comprove vínculo com as instituições das quais fazem parte.
Em Uberlândia, é possível receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde Familiar (UBSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado de saúde (UAIs), exceto São Jorge e Morumbi, das 8h às 20h. Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), recebem visitas dos técnicos de saúde, até o dia 31, para certificar que crianças menores de seis anos receberam a dose da vacina.
Outras informações sobre a campanha, você encontra no site do Ministério da Saúde. Os endereços das salas de vacinação em Uberlândia, estão disponíveis no Portal Prefeitura.
No Comments