Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Carta de cientistas alerta sobre ameaças ao meio ambiente

Em 1992, a Union of Concerned Scientists, organização sem fins lucrativos de cientistas para a proteção da natureza, desenvolveu uma carta assinada por 1.700 especialistas que visava alertar sobre os perigos corridos pela humanidade devido à intensa exploração que submetia o meio ambiente.

 

Passados 25 anos, os riscos se tornaram ainda mais graves e forçaram os cientistas a criarem uma segunda versão da carta: “Alerta dos cientistas do mundo para a humanidade: um segundo aviso”, publicada pela revista BioScience, dessa vez assinada por mais de 25 mil especialistas de 184 países.

 

A população cresceu alarmantemente entre esse período – um número superior a 2 bilhões de pessoas em apenas duas décadas. Outro fator preocupante é a queima descontrolada de combustíveis fósseis que prejudica a camada de ozônio, proteção atmosférica natural do planeta. Além do desmatamento, crise hídrica e extinção de animais e plantas em massa.

 

Esses e outros fatores são apontados no documento que também mostra a diferença do agravamento dos problemas desde a primeira versão da carta. Como alternativa, os cientistas apontam métodos e opções que governos e pessoas podem tomar para melhorar esse quadro caótico.

 

Treze opções foram listadas, sem ordem de prioridade, e indicadas para a mais rápida execução. A Conexões coletou os dados dessa lista e transformou em uma multímidia para colaborar na divulgação científica e alertar as pessoas para essas ações de importância global.

      

Agência Conexões
agenciaconexoes@gmail.com
No Comments

Post A Comment