Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Central de Libras oferece assistência para surdos em locais de serviço público

Uberlândia é uma das três cidades de Minas Gerais que possui a Central de Interpretação de Libras (CIL) e oferece intérpretes da Língua Brasileira de Sinais para prestar assistência presencial e acompanhar pessoas surdas em locais de serviço público. A CIL, que é gerida pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, já existe desde 2014 e tem em média quatro atendimentos por dia.

 

A Central tem como meta o cumprimento da lei 10.379/1991, que determina que o Estado deve colocar intérpretes em repartições públicas, mas nem todas as pessoas com surdez conhecem o local. Maria do Santos, 40, é surda e não conhecia o serviço até que a Conexões entrou em contato com ela e sua filha, que ajuda a comunicação da mãe com as pessoas, “traduzindo” as falas em Libras. Segundo Maria, essa iniciativa é positiva e deveria ter mais espaço na mídia, para que o público-alvo pudesse saber melhor como funciona.

Central oferece serviço gratuito e dispõe de quatro intérpretes para atender a população. Foto: Marcela Pissolato/Agência Conexões

 

 

 

De acordo com o intérprete da CIL, Kleber Júnior da Silva, a última estatística que eles têm revela que Uberlândia possui aproximadamente nove mil surdos e mudos, mas somente 400 estão cadastrados na Central, que são aqueles que já procuraram pelo serviço alguma vez. “O fato desse serviço já existir há dois anos é algo novo em todo Brasil, isso foi realmente um avanço, um presente que o surdos ganharam né?! […] A perspectiva seria chegar a uns 2000, 3000 cadastros”, afirma Kleber.

Ele conta também que alguns casos emocionam os intérpretes no dia a dia do trabalho deles. “Já teve caso de surdo com câncer que a gente acompanha até hoje no hospital. Toda vez que a gente vai lá é incrível, o médico se emociona, o pessoal que tá vendo o atendimento também se emociona”.

 

Além disso, Kleber fala que as pessoas surdas e mudas tem atendimento prioritário nos locais, mas nem todas sabem disso. “É uma dificuldade hoje, nos órgãos públicos, reconhecer isso, porque é muito bonito ter no papel. Só que na hora mesmo de prestar esse atendimento prioritário é a maior dificuldade, porque, às vezes, a gente tem que argumentar que a pessoa é surda, que estamos acompanhando ela”, conclui o intérprete.

 

Atualmente, em Minas Gerais existem Centrais de Interpretação de Libras em Uberlândia, Belo Horizonte e Juiz de Fora e, serão inauguradas até julho outra duas, em Ipatinga e na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

 

Os atendimentos podem ser agendados presencialmente, pelo telefone, e-mail ou Skype.

 

Endereço: Rua Cecílio Jorge, 35, Santa Mônica (das 8h às 17h)

Telefone: (034) 3235-4174

E-mail: libras.uberlandia@social.mg.gov.br

Skype: libras.uberlandia@outlook.com

Agência Conexões
agenciaconexoes@gmail.com
No Comments

Post A Comment