30 ago Como a pós-graduação da UFU se mantém após os cortes?
Por: Ally Kalout e Caroline Soares
No início do semestre letivo a Universidade Federal de Uberlândia anunciou, através de nota Oficial, uma série de medidas para tentar garantir o funcionamento da instituição apesar do bloqueio orçamentário imposto pelo MEC a todas as instituições federais desde o mês de abril. A comunidade universitária, através de docentes, discentes e técnicos administrativos, se mostrou preocupada, o que motivou uma audiência pública para discutir o assunto.
A Conexões vem publicando ao longo dessa semana uma série de informações a respeito da crise financeira imposta pelos cortes. Hoje você acompanha uma entrevista com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho para discutir o assunto. Ele salienta que o impacto causado pelo contingenciamento é sentido economicamente e socialmente. Porém explica que o impacto científico somente poderá ser percebido daqui a alguns anos.
Carvalho afirma que futuramente perceberemos o tamanho do atraso que a crise está causando, principalmente pelo corte das verbas repassadas para o pagamento das bolsas de iniciação científica, essenciais para a formação de novos quadros de pesquisadores. Apesar disso, ele diz que estão sendo tomadas medidas para garantir o funcionamento do campus.
Confira a seguir a entrevista completa com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação sobre os impactos do corte de verbas.
No Comments