Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Confira como tirar ou regularizar o título de eleitor

2022 é ano de eleições para executivo e legislativo estaduais e federal. Para exercer plenamente a cidadania e participar na escolha dos representantes, é preciso título de eleitor. Qualquer pessoa maior de 16 anos pode tirar seu título e aqueles que já possuem o documento, porém têm pendências como multas por falta ou precisam atualizar o endereço ou o local de votação, devem fazer isso até o dia 04 de maio.

Confira abaixo como tirar o primeiro título pela internet:

  • Acesse o sistema TítuloNet
  • Selecione a opção “não tenho” na guia Título de Eleitor
  • Preencha todos os campos indicados
  • Após isso, o sistema irá pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora: a primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência).

ATENÇÃO: Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o cadastro é possível fazer o acompanhamento da solicitação através da barra “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo que foi gerado durante o atendimento. 

Caso seja aprovado sem nenhuma pendência, basta baixar o aplicativo eTítulo e entrar com as informações de login. É importante se atentar à forma como as informações foram escritas na inscrição, como o uso de acentuação nos nomes, visto que isso pode gerar desencontro de dados. Caso haja dúvidas, basta enviar email à zona eleitoral que o designaram.

O pagamento de multas também pode ser realizado virtualmente, através de transferências de agências do Banco do Brasil. Lembre-se aqueles que tiraram a primeira via online precisam levar documento oficial com foto para se apresentar ao mesário no dia das eleições. 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cidadãos acima dos 18 anos que não tiram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais. Isso porque manter o título regularizado é pré-requisito para outras ações como obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; e se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública.

Sophia Assuncao
sophiaassuncaooli@gmail.com
No Comments

Post A Comment