Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Congresso corre para aprovar as reformas políticas no prazo de um mês

A pouco mais de um ano das eleições de 2018, previstas para ocorrerem no dia 07 de outubro, o Congresso discute alterações nas suas regras, a chamada reforma política. Estas propostas de mudanças ainda precisam passar, até o dia  6 de outubro de 2017 , por duas sessões na Câmara e no Senado, para que só então possam ser executadas em 2018.

 

O deputado André Fufuca (PP-MA), que preside a Câmara Federal na ausência de Rodrigo Maia, pretende realizar, pelo menos, duas votações nesta semana. Uma delas se refere ao fim das coligações. Pela regra atual, hoje os partidos podem se unir e somar os votos de todos os candidatos da coligação para definir os eleitos. E a outra, o fim da cláusula de barreiras, que exige que o partido obtenha, no mínimo, 1,5% dos votos nacionais em 2018, para ter acesso ao fundo partidário e a propaganda eleitoral na televisão.

 

Outras reformas ainda precisam ser votadas. Seguem abaixo as propostas que passaram pela comissão da Câmara e ainda serão avaliadas:

   

Agência Conexões
agenciaconexoes@gmail.com
No Comments

Post A Comment