17 maio Dia Mundial da Hipertensão alerta para cuidados com a saúde
Hoje se comemora o Dia Mundial da Hipertensão. Celebrado em todo o mundo desde 2005, o dia 17 de maio tem como objetivo atentar a população contra os riscos dessa doença.
A hipertensão arterial, comumente chamada de pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Com forte impacto sobre a diminuição da expectativa e qualidade de vida do brasileiro, suas principais complicações são derrame cerebral (o popular AVC), infarto agudo do miocárdio (ou ataque cardíaco, como é mais conhecido) e doença renal crônica.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a mortalidade por hipertensão no ano de 2016 chegou a quase 50 mil pessoas. Com muitos casos em todo o Brasil, sendo mais frequente o aparecimento na fase adulta e em pessoas idosas, a doença tem se tornado um desafio para a saúde pública nacional. Além disso, ela é herdada pelos pais em 90% das vezes e também se manifesta mais entre os diabéticos e pessoas da raça negra.
A medicação necessária para o tratamento da doença é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também em cerca de 31 mil unidades farmacêuticas credenciadas ao Programa Farmácia Popular. Para retirar os medicamentos, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade de 120 dias, que pode ser emitida tanto por um profissional do SUS, quanto por um médico particular.
A Agência Conexões produziu um infográfico com algumas informações importantes sobre a prevenção da doença. Confira abaixo.
No Comments