13 ago Entenda como funcionam os diferentes serviços de descarte em Uberlândia
De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2017, em sua edição especial de 15 anos, a quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) coletados cresceu em todas as regiões quando comparadas ao ano anterior, e manteve uma cobertura um pouco acima de 90%. A região Sudeste apresenta o maior percentual de cobertura dos serviços de coleta do país, e continua respondendo por cerca de 53% do total de resíduos coletados.
Segunda a reportagem do G1 Triângulo e Alto Paranaíba, de dezembro de 2017, em média, 489 toneladas de lixo são retiradas das ruas de Uberlândia por dia, o que corresponde a um prédio de quatro andares.
Porém, em 2018, mais da metade dos lixos reaproveitáveis, que foram descartados pela população passaram pela reciclagem. Como mostram os dados do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o número é crescente na cidade.
Em 2017: foram coletadas 1.960 toneladas de lixo, sendo que 1.403 toneladas foram recicladas, ou seja 71,58% de todo lixo coletado. Já em 2018, o número foi maior: 2.159 toneladas de lixo coletadas e 1.661 toneladas recicladas, uma margem de 76,93 %.
O recolhimento dos materiais descartáveis em Uberlândia é destinado para cinco associações e uma cooperativa de recicladores, sendo:
- Associação dos Coletores de Plástico (ACOPPPMAR, Pet, PVC e outros materiais recicláveis);
- Associação dos Catadores e Recicladores de Uberlândia (ACRU);
- Associação dos Catadores Boa Esperança (ARBE);
- Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos (ARCA)
Associação de Catadores de Material Reciclável do Bairro Taiaman (Assotaiaman); - Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (CORU).
Você quer descartar resíduos e não sabe como? Fique de olho na relação que a Conexões preparou para você com alguns dos serviços ofertados pelo município de Uberlândia para os descartes dos variados tipos de lixos.
COLETA SELETIVA
É a coleta diferenciada de resíduos com características similares que são selecionados pelo gerador, podendo ser um cidadão, uma empresa ou outra instituição, disponibilizados para a coleta separadamente.
Mas quais são as cores da Coleta Seletiva?
Para a identificação dos coletores para a separação dos materiais há uma padronização de cores baseadas na resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Amarelo – Metal em geral
Azul – Papel; papelão
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza – Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja – Resíduos perigosos
Marrom – Resíduos orgânicos
Preto – Madeira
Roxo – Resíduos radioativos
Verde – Vidro
Vermelho – Plástico
Confira os dias e horários da Coleta Seletiva na cidade de Uberlândia, clicando no link abaixo:
(a partir das 8h da manhã para coleta diurna e 17h para coleta noturna)
[http://www.dmae.mg.gov.br/print.php?id=15154]
DESCARTE DE MEDICAMENTOS
Possui medicamentos vencidos em casa, mas não sabe como descartá-los? Ou costuma descartá-los no lixo comum? Veja abaixo qual a melhor forma para o descarte correto desses resíduos:
Primeiramente, é errado fazer o descarte de remédios, agulhas, curativos e outros resíduos do tipo no lixo comum, já que essa prática pode gerar problemas como contaminação do solo e lençóis freáticos, à ingestão por acidente de crianças e animais, contaminações químicas por materiais, entre outros problemas.
Segundo o jornal Diário de Uberlândia, em matéria publicada no dia 3 de outubro de 2018, intitulada “Um problema sem remédio”, os profissionais da área de saúde recomendam que os consumidores procurem uma farmácia ou posto de saúde, para que possam fazer o descarte adequado desses materiais.
Ainda segundo o site, os especialistas orientam que, no caso de medicamentos recebidos na rede pública, o procedimento correto a ser adotado pelo consumidor é o da devolução à unidade. Quanto aos medicamentos vencidos que foram dispensados na rede pública, o paciente pode voltar na unidade e devolvê-lo.
Em 28 de março de 2018, foi publicada a Resolução Anvisa/RDC 222, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, trazendo um avanço nas questões de descartes da área da saúde. O detalhe é que a legislação não obriga o empresário a receber o material descartável. Contudo, uma solução pensada pela Vigilância Sanitária em Uberlândia seria disponibilizar um ponto de coleta de resíduos na própria sede do órgão, na região central da cidade. Não existe previsão para essa ideia que ainda é estudada, aconteça. Para as unidades de saúde do Município, a Prefeitura contrata empresa terceirizada para o descarte regular de todo material hospitalar.
Vigilância Sanitária de Uberlândia:
Endereço: Avenida Floriano Peixoto, 1125 – 3º andar.
Bairro: Centro
CEP: 38400-698
Telefone: (34) 3213-6152
Email: vigsanit@uberlandia.mg.gov.br
Protocolo da Vigilância Sanitária:
Funcionamento na sede da Vigilância Sanitária: Av. Floriano Peixoto, 1125 – sala 102. Horário: de 8:00 às 17:00h.
LIXO ELETRÔNICO
E sobre o lixo eletrônico, você sabe onde e como fazer o descarte?
A coleta e descarte de lixo eletrônico (Codel) atua em Uberlândia e região, desenvolvendo atividades de:
– coleta;
– desmonte;
– reuso de peças e componentes e destinação de resíduos de lixo eletrônico.
Os materiais com potencial de reciclagem são enviados para empresas licenciadas e os materiais potencialmente contaminantes são encaminhados para disposição final controlada.
Endereço: Rua Ituiutaba, 470
Bairro: Nossa Senhora Aparecida
Cidade: Uberlândia – MG
CEP: 38.400-372
Conheça sobre o processo macro: [http://codelreciclagem.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Infografico.png]
Pontos de coleta – saiba mais em: http://codelreciclagem.com.br/pontos-de-coleta/
Para agendar uma coleta, entre em contato para mais informações:
Telefone: (34) 3086-9619
Celular: (34) 99672-3880 (whatsapp)
E-mail: contato@codelreciclagem.com.br
CATA-TRECOS
Você conhece o Programa Cata-Trecos?
É um programa da Prefeitura Municipal de Uberlândia que atende GRATUITAMENTE a população urbana no recolhimento de todo e qualquer objeto domiciliar descartado pelos moradores.
Onde atua?
Na cidade de Uberlândia (MG)
Quais tipos de descartes?
São recolhidos desde os mobiliários velhos, como sofá, guarda-roupa, cama, mesa e colchão, como eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos, como televisão, microondas, geladeira, fogão.
Qual a finalidade desse serviço público?
Fazer a limpeza de terrenos baldios e também a coleta dos objetos para reuso e reciclagem.
Qual o telefone ou endereço para solicitação desse serviço?
A operação é executada a partir da solicitação direta do morador para a Divisão de Limpeza Urbana – DLU no telefone: 3212-5356.
Site Prefeitura de Uberlândia [http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/66/2249/cata_treco.html]
DESCARTE DE ÓLEO USADO
Como você descarta o óleo de cozinha usado?
Para ser realizada a reciclagem do óleo de cozinha usado, é necessário que essa medida tenha primeiramente, o apoio da população. Essa ação se torna benéfica para a preservação do meio ambiente e das redes de esgoto, além de colaborar com o trabalho das cooperativas de reciclagem.
Como o óleo de cozinha descartado de forma incorreta se torna prejudicial?
Porque polui o meio ambiente, acarretando a contaminação das águas e do solo.
Mas e nas redes de esgoto?
Nas redes do Dmae, forma uma espécie de massa que entope os poços de visita, causando entre outros danos, o extravasamento de esgoto.
O próprio Dmae atua como ponto de coleta do óleo de cozinha usado, destinando as doações às cooperativas de reciclagem da cidade de Uberlândia que vendem o óleo para as usinas de produção de biodiesel, sendo esta a melhor alternativa de reciclagem.
Veja as formas corretas para esse descarte:
O primeiro passo é armazenar o seu óleo usado em Garrafas PET. Estas garrafas fecham bem e não vazam, além de também serem recicláveis. Não é recomendado recipientes de vidro, pois quebram com facilidade.
*Depois de estar devidamente armazenado, conheça os locais em Uberlândia (MG), que você pode encaminhar o óleo usado:
1)Em qualquer quantidade, entregar na ETA Bom Jardim do Dmae (Avenida Nicomedes Alves dos Santos esquina com Rafael Marino Neto) ou em menores quantidades (até 10 unidades), entregar na Sede Administrativa do Dmae (Avenida Rondon Pacheco, 6.400 – Tibery) ou na Prefeitura Municipal de Uberlândia.
2) Encaminhar diretamente para as Cooperativas de Reciclagem, como a Coru, que aceita doações. Clique aqui para acessar a lista de contato das Associações e Cooperativas da cidade.
3) Nos bairros em que a Coleta Seletiva é realizada, os moradores podem armazenar o óleo usado em uma garrafa PET bem lacrada e deixá-lo na calçada, próximo aos outros recicláveis. Confira os bairros atendidos pela Coleta Seletiva e a frequência de seu atendimento.
4) Algumas redes de supermercados também recebem o óleo, assim como pilhas, baterias e lâmpadas que contêm substâncias danosas ao meio ambiente e à saúde, causando doenças fatais. É o caso do Supermercado Pão de Açúcar, em Uberlândia.
Saiba os endereços:
Supermercado Pão de Açúcar: Av. Nicomedes Alves dos Santos, 2222 – Bairro Morada da Colina
– Sede Administrativa do Dmae na avenida Rondon Pacheco, 6.400 – Tibery
– Centro Administrativo da Prefeitura – Av Anselmo Alves dos Santos, 600
Outros locais:
– Cooperativas de Reciclagem
– Coleta seletiva
– Pontos de Entrega Voluntário (PEV’s) localizados na praça Granja Marileusa; Aciub; Praça Clarimundo Carneiro, 256; Parque Municipal Siquerolli; Parque Municipal Santa Luzia e Terminal Planalto
Site Prefeitura de Uberlândia | Dmae
ECOPONTO
Você sabe o que é EcoPonto?
Os EcoPontos São locais estratégicos para atender à população de Uberlândia, que funcionam como ponto de entregas voluntárias de resíduos como: tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto, tubos, plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, poda de árvores, recicláveis, sofás, armários, pias e vaso sanitário. O objetivo é dar destino adequado a esses resíduos, evitando assim, o seu descarte irregular.
O processo:
Na entrada dos espaços, a carga é conferida e o cidadão é orientado sobre onde descartar os resíduos. É necessário, ainda, informar a origem do material.
Dia | Horário | Locais:
Funcionamento: Todos os dias
Horário: 7h às 19h
Ecopontos situados nos bairros a seguir:
– Luizote de Freitas;
– São Jorge
– Santa Rosa
– Guarani
– Roosevelt
– Daniel Fonseca
– Morumbi
– São Lucas
– Tocantins
– Cruzeiro do Sul
– Segismundo Pereira
– Mansour
– Canaã
Site Prefeitura de Uberlândia [http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/66/129/ecoponto.html]
No Comments