Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Estamos de fato seguros?

A cidade de Uberlândia no interior de Minas Gerais, apesar de pacata à primeira vista, já foi palco de crimes chocantes. Mas, desde 2019, os números de violência têm diminuído. O índice de redução foi de 24,9%, porque houve um aumento na integração entre as forças de segurança local, além da dedicação dos policiais para que esse número seja cada vez menor, de acordo com Marcos Tadeu Brito, delegado-chefe do 9° Departamento de Polícia Civil.

Em contrapartida, a cidade continua a colecionar invasões de residência, como foi o caso relatado pelo G1 na sexta-feira, 21 de fevereiro. Segundo informações, a ex-BBB e No Limite, Íris Stefanelli, teve sua casa invadida no bairro Altamira e ainda usou as redes sociais para alertar os vizinhos, de acordo com ela, é preciso estar atento, porque geralmente, esses crimes são premeditados e acontecem em sequência. 

Além disso, os casos de estupro de vulneravel aumentaram cerca de 30% em 2021, segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Ainda de acordo com Brito, o afrouxamento do isolamento social durante a pandemia pode ter sido uma das causas do aumento nas denúncias, visto que diversas crianças voltaram a frequentar as escolas, o que pode ter desencadeado mais confiança na hora de relatar o ocorrido para alguém que possa dar suporte às vítimas, como os professores, por exemplo. Apesar disso, vale ressaltar que o estupro de vulneravel não necessáriamente se refere à menores de 14 anos, como também pessoas sedadas, embriagadas ou com determinada enfermidade ou doença mental.

Também no ano passado, um comerciante do Bairro Martins reagiu a uma tentativa de assalto e foi baleado pelos criminosos. O homem, de 48 anos, foi socorrido e levado ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), mas a dupla de assaltantes fugiu. Segundo o tenente Adriano Rodrigues da PM, a polícia conseguiu identificar alguns suspeitos através de imagens da câmera de segurança do local, porém, os criminosos ainda não foram encontrados e o inquérito segue aberto. 

Outro acontecimento relacionado a falta de segurança na cidade ocorreu no Bairro Shopping Park, no dia 7 de março. Por volta das 9h30, um assalto a mão armada levou R$45 mil de um estabelecimento da região, durante o ocorrido estavam presentes no local o proprietário, um cliente e uma funcionária. Os quatro autores do crime estavam todos armados e fizeram constantes ameaças aos presentes. Os criminosos levaram também uma caminhonete, três celulares e uma aliança, além de utilizarem os cartões de crédito das vítimas. Conforme a Polícia Militar, a caminhonete e um dos celulares foram localizados posteriormente, já os criminosos ainda não foram encontrados.

Esses e outros tantos exemplos que ouvimos cotidianamente pelas ruas mostram que, apesar de determinados tipos de crimes terem decaído nos últimos tempos, a segurança em Uberlândia ainda precisa de muito reforço. A cidade com aspecto interiorano tem se mostrado um local violento, repleto de crimes em que os autores não são encontrados. Além disso, é preciso se atentar ainda mais, visto que o retorno às aulas presenciais está próximo e os bairros universitários são alvo para os criminosos, como confirma a estudante de publicidade e propaganda Lara Barboza, que já foi assaltada três vezes enquanto andava pelas redondezas do Bairro Santa Mônica.

Eric Borges
contatoericborges@gmail.com
No Comments

Post A Comment