09 maio Estudantes e trabalhadores ocupam as ruas de Uberlândia contra cortes na Educação
Por Beatriz Ortiz e Jhyenne Gomes
Nesta semana, o governo Bolsonaro anunciou cortes nos investimentos em educação. O resultado foi uma grande manifestação, que reuniu cerca de 400 estudantes e trabalhadores na tarde de hoje (9), em Uberlândia. A praça Ismene Mendes (antiga Tubal Vilela) foi ocupada por cartazes de protesto e banners de pesquisas científicas, produzidas nas universidades e Institutos Federais de Uberlândia. Os estudantes apresentaram os resultados de suas pesquisas para a população.
Às 16h30, os manifestantes caminharam pelas principais ruas de Uberlândia, ao som de “Nas ruas / Nas praças / Quem disse que sumiu? / Aqui está presente o movimento estudantil!”. O “ato em defesa da educação, da ciência e da UFU” foi organizado pela Associação de Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (ADUFU).
Em comunicado oficial , a Universidade Federal de Uberlândia divulgou que terá R$ 42.854.200,00 bloqueados pelo Ministério da Educação (MEC). O bloqueio orçamentário afetará “o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior, a reestruturação e expansão das Instituições Federais de ensino, o funcionamento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Estes), o funcionamento do Hospital Veterinário, o Idioma Sem Fronteiras e a capacitação de servidores públicos federais em processo de qualificação”.
No Comments