Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Frente à pandemia, museus buscam alternativas para continuar oferecendo serviços à população

Em 2020, a pandemia chegou ao Brasil e uma das medidas de restrição para combate ao vírus Covid-19 foi o fechamento de diversos estabelecimentos e instituições. É o caso dos museus, que, mesmo após transcorrido um ano, ainda permanecem fechados. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) detém cinco museus sobre sua tutela: Museu Universitário de Arte (Muna), Museu do Índio (Musindio), Museu Dica: Diversão com Arte e Ciência (DICA), Museu de Minerais e Rochas (MMR) e Museu da Biodiversidade do Cerrado (MB), e todos estão diretamente vinculados à Dicult/Proexc e fazem parte do Sistema de Museus da UFU (SIMU). 

Com a necessidade de encerramento das atividades presenciais, foi preciso buscar alternativas para continuar disponibilizando serviços culturais para a população. Conheça algumas atividades oferecidas pelos cinco museus da UFU:


Museu Universitário de Arte (MUnA)

Exposição ONLINE:

  • Projeto “MUnA Online: do museu para o mundo”, contemplado pelo Edital PMIC 2020 que tornou possível digitalizar seu acervo artístico e disponibilizá-lo para apreciação e pesquisa. O projeto contou com:
    • Digitalização e disponibilização, no meio digital, do acervo artístico do MUnA
    • Produção e divulgação da Coleção “Depoimentos sobre o acervo”, videodepoimentos nos quais Tatiana Ferraz, Marco de Andrade, Heliana Nardin, Marcel Esperante, Cristiane Finotti e Ricardo Finotti fizeram depoimentos, respectivamente, sobre os artistas Shirley Paes Leme, Nelson Leirner, Maciej Babinski, Fayga Ostrower e Ido Finotti, cujas obras estão presentes no acervo do MUnA. 
    • Produção e divulgação do material educativo “Olhando para a obra”, concebido especialmente para os/as professores/as do Ensino Fundamental, a fim de contribuir com suas vivências artísticas nos espaços educativos em que atuam. O material reúne conteúdos sobre as obras do acervo do museu.
  • “Corpo Ausente”, de Cristina Elias; A artista Elias realizou um teaser e a live-performance “Caixa de Música” no canal do museu no YouTube.

Palestras e mesas-redondas:

O projeto “#MUnAComVocê” contemplou ações que ainda podem ser acessadas em:

● Mesa-redonda “Museus em Tempos de Pandemia: perspectivas”, com transmissão ao vivo no canal do museu no YouTube;

● Palestra “Museologia: histórias, conceitos e aplicações”, com transmissão ao vivo no canal do museu no YouTube.

● Palestra “Ciência, arte e conhecimento”, com transmissão ao vivo no canal do museu no YouTube.

● Duas mesas-redondas, “Museus em rede: perspectivas de difusão de acervos naInternet” e “Museus na escola: interfaces entre acervos de arte e o ensino formal”com transmissão ao vivo no canal do museu no YouTube, por ocasião do lançamento do Portal Acervo MUnA, fruto do projeto “MUnA Online: do museu para o mundo”.

Lançamentos:

● Lançamento do documentário “Profissão: Artista”, de Maaruade, com transmissão ao vivo pelo canal do museu no YouTube.

Nas mídias sociais, o MUnA se mantém ativo fazendo postagens regulares:

  • #AcervoMUnA: (terças-feiras) publicações que divulgam as obras do acervo do museu.
  • #TBTMUnA: (quintas-feiras) publicações que trabalham com a memória do museu.
  • #AcervoMUnA: divulgação de uma obra do acervo por semana até abril de 2021.
  • #TBTMUnA: divulgação de uma ou mais fotos enviadas pelo público do museu em exposições presenciais do museu anteriores à pandemia de Covid-19.
  • Postagens temáticas, como o #MêsDaMulher e participação do evento #MuseumWeek, organizado pelas instituições Culture For Causes Network, Art Explora e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
  • Participação da campanha #MuseusPelaVida, organizado pelo International Council of Museums (ICOM).

Acompanhe o MUnA em:

Museu do Índio (Musindio)

Eventos:

  • Festival de Cultura #UFUemCasa promovido pela Diretoria de Cultura da UFU e realizado de abril a julho de 2020, ao longo do qual o Museu do Índio participou com 8 ações no Instagram, Facebook e Youtube: 
    • Bate-papo sobre o livro Toponímia Tupi da região de Uberlândia e do Triangulo Mineiro”, no canal da DICULT – UFU
    • Contação de Histórias com Karla Viana Teixeira
    • Bate-papo com o cineasta Alberto Alvares sobre seu novo curta  “Sonho de Fogo”
    • Bate-papo sobre a produção de filmes por povos indígenas e sobre a ASCURI, realizadora dos filmes “Jakaíra” e “Kipaexoti”
  • Debate sobre a situação dos povos indígenas isolados promovido pelo Museu do Índio com o indigenista Sydney Possuelo, mediado pela coordenadora do Museu. Transmitido pelo canal do Museu do Índio no Youtube.
  • Projeto Jogos da Memória, recurso didático criado pelo Museu do Índio e sua perspectiva de alcance e apreensão, que fez parte da programação do Dia Nacional da Ciência, das pesquisadoras e pesquisadores, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
  • Encontro Questão Indígena e Educação: “Conjuntura e desafios das lutas indígenas no Brasil” buscou compreender o momento crítico a que estão submetidos os povos indígenas, sobretudo, diante das ameaças sobre seus territórios e sua sobrevivência. 
  • “Diário de bordo”, projeto com pessoas contando vivências indígenas em 7 episódios.

Exposição ONLINE:

Residência Artística, Exposição e Debate: “Uni-Versos em Tempos de Pandemia”: projeto com a participação de quatro artistas indígenas – Naine Terena, Yermollay Karipoune, Denilson Baniwa e Ibã Huni-kuin. A partir do tema, os artistas produziram obras para uma mostra virtual que teve seu início no dia 22 de outubro e no dia 26 aconteceu um bate-papo em uma live entre os artistas e a curadora do projeto.

Acompanhe o Musindio em: 

Museu Dica: Diversão com Arte e Ciência (DICA)

Conteúdo online:

  • Vídeo Apresentação da Praça Passarinhar

Exposição ONLINE:

Eventos:

  • Palestra “Inteligência Artificial faz parte de sua vida” 

Acompanhe o Dica em: 

Museu de Minerais e Rochas (MMR)

Acompanhe o MMR em: 

Museu da Biodiversidade do Cerrado (MB)

Redes sociais:

  • Instagram: Entre mais de 70 publicações no feed e quase mil storys, o museu disponibilizou informações sobre assuntos como biodiversidade, ecologia, conservação, notícias pertinentes à ciência e educação, e sobre pandemia do covid-19. Você confere tudo em: @museudocerrado

Eventos e conteúdo online:

  • Live 19° Semana Nacional de Museus – O futuro da mediação no Museu de Biodiversidade do Cerrado
  • Lives em comemoração à 14ª Primavera dos Museus organizada pelo IBRAM com o tema “Mundo Digital: Museus em transformação”
  • Música lançada na 1ª Semana do Brincar do MBC – EMI BÊ CÊ Vem Brincar e Aprender!
  • Oficina do MBC: Tintas coloridas com materiais naturais
  • Agendamento de visitas online

Acompanhe o MB em: 

Para mais informações sobre os Museus da UFU, acesse:

https://www.instagram.com/ufu.museus

Lorena Roje
Lorena.rojesanches@gmail.com
No Comments

Post A Comment