04 mar Governos Federal e Municipal apostaram em campanha de prevenção ao HIV/Aids neste carnaval
Com a campanha de prevenção: “A vida é melhor sem AIDS”, o Ministério da Saúde nesse último carnaval distribui cerca de 77 milhões de preservativos. Os principais pontos se concentraram nos blocos de rua em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília, Olinda, Ouro Preto, Diamantina e Florianópolis. Além disso, a campanha envolve divulgação de vídeos e spots de rádio.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a epidemia avança na faixa etária de 20 a 24 anos, na qual a taxa de detecção subiu de 15,6 casos por 100 mil habitantes, em 2006, para 21,8 casos em 2015.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é evitar que o HIV se espalhe entre os jovens de 15 a 24 anos. Essa faixa etária é a que menos usa preservativos, de acordo com na Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizado pelo Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais.
Além da distribuição dos preservativos, foram dadas orientações sobre as DSTs e houve realização do teste rápido para detectar a presença do vírus HIV e das hepatites B e C.
Em Uberlândia, foram distribuídos 140 mil preservativos em postos de combustíveis fora do perímetro urbano e no Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco. Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a escolha desses locais se deve ao grande fluxo de pessoas.
No Comments