Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

MEC divulga edital de solicitação de isenção de pagamento para ENEM 2021

Para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2021 e não tem condições de pagar, está aberto o edital de solicitação de isenção do valor da taxa de inscrição. O ENEM, tradicionalmente, cobra uma taxa de R$85,00 por estudante, no entanto, concede o direito à gratuidade para:

  • estudantes de escola pública que estão no terceiro ano do Ensino Médio;
  • estudantes que cursaram o Ensino Médio em escola pública, ou com bolsa integral em escola privada, com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • estudantes em vulnerabilidade socioeconômica inscritos do CadÚnico.

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM é entre os dias 17 e 28 de maio. O resultado inicial da solicitação sai no dia 9 de junho. O prazo para interposição de recurso, ou seja, para contestar os resultados, caso negativos, é entre os dias 14 e 18 de junho, e o resultado definitivo sai no dia 25 de junho. 

Caso se consiga a isenção da taxa e não haja comparecimento no dia da prova, deverá ser feita a justificativa da falta no próximo ano, para que se possa fazer uma nova solicitação. Isso também vale para os estudantes que receberam o benefício da isenção de taxa, mas faltaram na última prova. Estes devem apresentar justificativa nos mesmos prazos apresentados acima.

O pedido da isenção deve ser feito no Portal do Governo Federal, na Página do Participante. Mesmo com o pedido aceito, o candidato deverá fazer a inscrição no ENEM na data prevista. Você pode acompanhar o edital para mais informações. 

Milena Felix
milenafelix12@outlook.com
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.