28 jan Número de faltosos na vacina contra Covid-19 preocupa em Uberlândia
O ano começou com alta de casos de Covid-19 na cidade: 12.302 mil casos apenas em 2022. Apesar do recorde, o índice de internação permanece baixo. De acordo com o prefeito Odelmo Leão, em informações divulgadas em suas redes sociais, no dia 18 de janeiro, 83% dos pacientes que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são não vacinados. Informação que reforça a eficácia e importância das vacinas.
Tomando por exemplo apenas o dia 25 de janeiro é possível avaliar a diferença dos números. Em 2021 foram 479 novos casos, enquanto em 2022 foram 2.097, um crescimento de 519%. Já as internações nesta mesma data foram 249 no ano passado, enquanto neste ano apenas 167, uma queda de quase 33%. Apesar dos números demonstrarem que a nova variante pode ser menos agressiva e que o nível de imunização já alcançado no município oferece certa proteção, a Prefeitura tem feito alertas sobre a baixa procura pelas doses de reforço.
A corretora de seguros, Tânia Urzedo, de 56 anos, faltou em sua dose de reforço. Ela conta que se vacinou com as duas doses corretamente, mas, infelizmente, na data de seu reforço, estava de férias na casa do filho em outra cidade. “Tentei me vacinar na cidade em que eu estava, mas não deu certo, preferi reagendar aqui em Uberlândia mesmo. Fiquei bem chateada de não ter conseguido estar aqui na data correta, mas infelizmente aconteceu”, relata.
Tânia acredita na importância da vacinação, já que o imunizante mostrou resultados positivos nos números de internações e mortes, não só em Uberlândia, mas em todo o Brasil. “Sempre acreditei na eficácia das vacinas, agora mais do que nunca, estou aguardando ansiosamente a minha dose de reforço”, conta.
Para Bianca Lima, estudante de 21 anos, tomar as doses corretamente é o mínimo que podemos fazer enquanto sociedade para proteger a nós mesmos e também o próximo. “Eu tomei minhas duas doses e estou aguardando a de reforço, aqui em casa minha mãe perdeu a dela, mas já foi reagendada,”, explica.
A mãe da estudante não conseguiu comparecer em sua dose de reforço pois estava com sintomas gripais e um dia antes de seu agendamento, realizou o teste de covid-19, que felizmente deu negativo. “Estávamos todas gripadas aqui em casa, e a dose de reforço da minha mãe caiu bem nessa época. Eu conheço algumas pessoas que não conseguiram tomar essa terceira dose agora porque estavam com Covid-19,” diz a estudante. Bianca relata que nunca tinha visto tantas pessoas conhecidas com teste positivo para Covid-19 em tão pouco tempo, e todas com sintomas leves, graças a vacina.
REAGENDAMENTO
O reagendamento é realizado pelo Portal da Prefeitura de Uberlândia. A confirmação ocorre normalmente, um dia antes via SMS ou por e-mail, já pelo sistema de consulta de agendamento do Portal da Prefeitura, a confirmação sai alguns dias antes. Pessoas sem agendamento não são vacinadas.
É importante reforçar que a vacina não impede de contrair o vírus, como demonstram os números de casos somente neste mês de janeiro de 2022, porém reduz drasticamente as internações e mortes. Apesar do grande número de não vacinados, a cidade já conseguiu uma melhora em relação aos óbitos e casos graves, acredita-se, muito em função das vacinas já aplicadas.
Os agendamentos também continuam na cidade, agora em etapa de imunização das crianças de 5 a 11 anos e com as doses de reforço. Observe datas e horários e fique atento às mensagens recebidas nos telefones e e-mails de contatos fornecidos durante o cadastramento.
No Comments