Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

O crescimento e avanço da violência no Brasil

No mês de Julho deste  ano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgaram o Atlas da Violência de 2017. O documento mapeia os indicadores de homicídios e criminalidade nas principais cidades do país (acima de 100 mil habitantes) estudadas durante o período de 2005 a 2015.

 

A pesquisa mostrou que em dez anos a taxa de homicídios subiu de 48.136 casos para 59.080, um crescimento de 22,7%. Segundo o Ipea, esse aumento representa 28,9 mortes a cada 100 mil habitantes. Foram identificadas as regiões Norte e Nordeste como aquelas onde a violência mais cresceu, com índices superiores a 100%. Destaque para o estado do Rio Grande do Norte, com crescimento de 232%, número extremamente preocupante segundo os pesquisadores.

 

Também são notados estados em que houve queda na criminalidade, principalmente após o  ano de 2010. São eles Espírito Santo (-27,6%), Paraná (-23,4%) e Alagoas (-21,8%). A pesquisa também demonstrou um crescimento da violência em cidades do interior, deixando como principais vítimas jovens e negros.

 

É citado, no documento, que o intuito da pesquisa é  contribuir com os estudos brasileiros sobres esses índices e conteúdos , para que assim “possam avançar nas análises qualificadas sobre a criminalidade violenta, a partir de evidências empíricas que possam apontar caminhos para superarmos essa verdadeira crise civilizatória”.

 

Juntamente com o documento, foi lançado o site Atlas da Violência, que traz artigos e notícias sobre a evolução da violência dentro do país, indicadores e mapas com dados sobre a frequência desses crimes, documentos e consultas a respeito do tema.

 

 

 

 

 

Agência Conexões
agenciaconexoes@gmail.com
No Comments

Post A Comment