
01 ago Porque você deve considerar ser um doador de sangue
De acordo o Ministério da Saúde, no Brasil, 1,6% da população é doadora de sangue. Isso representa o total de 16 pessoas a cada 10 mil habitantes. Os números estão dentro da meta da Organização Mundial de Saúde que recomenda que entre 1% e 3% dos habitantes de um país sejam doadores de sangue. No entanto, muitas pessoas só doam sangue quando a situação está crítica, o que não deveria ser uma atitude comum, para que os estoques de sangue estejam sempre renovados.
Segundo Nelci Baltazar, doadora há 15 anos, ela sempre teve medo e nunca acreditou que um dia iria conseguir doar sangue, até que um dia foi com sua irmã mais velha que já era doadora há mais tempo, e ela a convenceu. Como uma prima estava muito doente e precisava de sangue, Nelci pensou nas pessoas que poderiam ser salvas. “Tanta gente precisa de sangue, e o meu sangue é bom, graças a Deus! Assim, doei mesmo com medo”, recorda ela. O medo continuou, mas a intenção de ajudar também. “Desde então, todas vezes que vou doar, quando vejo a agulha eu grito, mas doo. É importante doar, pois você pode salvar até quatro vidas com uma única doação. E eu fico muito feliz, é um sentimento de gratidão enorme”, conta.
Pensando nisso, a Conexões traz hoje uma multimídia abordando a importância da doação de sangue. Em Uberlândia, o Hemocentro Regional funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h na Avenida Levino de Souza, 1845, no bairro Umuarama.

No Comments