Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Professora de Uberlândia concorre a prêmio nacional com projeto de incentivo à alfabetização

Como se expressa a aprendizagem criativa da leitura e da escrita? O trabalho pedagógico pode contribuir para a emergência da criatividade na aprendizagem dessas práticas? O que significa aprender a ler e a escrever? Essas, e muitas outras questões, são algumas reflexões que levaram Luciana Muniz, professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, a buscar formas mais criativas e formativas para trabalhar esse conteúdo.

Luciana Soares Muniz, (naturalidade) de 37 anos, é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Fez doutorado, também na área da Educação, na Universidade de Brasília (UnB), onde desenvolveu a pesquisa com o tema: A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade. Desde 2005 é Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), atuando na Área de Alfabetização Inicial. Seus trabalhos de pesquisa e publicações perpassam os campos da aprendizagem, criatividade, subjetividade, cotidiano escolar, leitura e escrita. E é na convergência desses campos de interesse que ela criou o projeto “Diário de Ideias: linhas de experiências”, que concorre ao Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), em nível nacional.

O “Diário de Ideias” é um projeto que surgiu durante sua pesquisa para a tese de doutorado, voltado para crianças no ciclo inicial da alfabetização, entre os cinco e seis anos. O trabalho foi utilizado como instrumento para compreender a aprendizagem criativa da leitura e escrita das crianças. A ideia é colocar o aluno como protagonista em seu próprio processo de aprendizagem. Os alunos ficam com o diário, confeccionado por eles mesmos, durante a semana anotando momentos do dia por meio de registros escritos, desenhos, colagens ou pinturas. Em sala de aula, Luciana reúne seus alunos, sobre uma colcha de retalhos, para que elas compartilhem com os colegas alguma página especial do seu diário. Para ela, o diário é uma forma deles se comunicarem melhor, se expressarem mais sobre suas experiências e não ficarem fadados a um processo de reprodução escrita.

O projeto “Diário de Ideias: linhas de experiência” ganhou primeiro lugar na categoria “Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental” duas vezes na competição estadual e regional. Agora, automaticamente, Luciana Muniz concorre ao prêmio Nacional nessa categoria. O evento da premiação acontece hoje, 28 de novembro, no Teatro Escola Sesc de Ensino Médio no Rio de Janeiro.

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente a instituições parceiras. O evento está em sua 11ª Edição, não ocorrendo somente nos anos de 2006, 2010 e 2016. O objetivo da premiação é valorizar o papel do professor no processo formativo da sociedade e dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas por eles, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

Ítana Santos
itanaluzia@gmail.com
No Comments

Post A Comment