Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

Projeto do Greenpeace faz escola uberlandense economizar R$ 15 mil em contas de luz

 

Sistema fotovoltaico permitiu economia de 70% nas contas de luz da instituição. Foto: Daniel Pompeu

 

A Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto, comemorou, no dia oito deste mês, um ano do sistema fotovoltaico (painéis solares) na escola. O projeto “Mais sol, por um futuro melhor”, que permitiu a instalação do sistema, foi idealizado pelo Greenpeace e concretizado por uma campanha de financiamento coletivo no ano passado. Além de Uberlândia, painéis também foram instalados em uma escola de São Paulo. A solenidade contou com a presença do prefeito Gilmar Mendes, secretários da prefeitura e parceiros do projeto que levou a uma economia de 15 mil reais na conta de luz da escola.

 

De acordo com Bárbara Rubim, Coordenadora de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil, a escolha da escola surgiu de dois critérios. “Primeiro era o telhado, as condições favoráveis do telhado. E a segunda, era a própria abertura da escola para poder realizar o projeto aqui. O projeto vai muito além da instalação, tem toda uma parte de educação ambiental para energia solar”, explica.

 

Os 48 painéis instalados no telhado da escola geraram uma economia de, em média, 70% na conta de luz. De acordo com a diretora da escola, Isabel Cristina Silva Carrijo, um acordo foi feito com a prefeitura para que o dinheiro seja revertido na realização de atividades culturais e pedagógicas para os alunos. Segundo ela, o projeto também inclui no dia a dia dos alunos atividades educacionais voltadas para a sustentabilidade.

 

Com relação a expansão do projeto, a representante do Greenpeace, Bárbara Rubim, entende que as escolas que tem tido sucesso na geração de energia solar servirão de modelo para o poder público. “Temos incentivado parlamentares, deputados e vereadores de algumas cidades a destinar parte das emendas parlamentares que eles têm, para a solarização de mais escolas das suas cidades. A gente conseguiu isso esse ano pra São Paulo e pro Rio de Janeiro.”, declarou a coordenadora.

A energia solar virou tema de aulas na Escola e os alunos realizam diversos trabalhos em relação às vantagens desse sistema. Foto: Daniel Pompeu 

Financiamento coletivo

 

A campanha de financiamento coletivo que permitiu a instalação dos painéis nas escolas aconteceu em 2015 e foi encerrada no dia 24 de abril arrecadando mais de 135 mil reais. Este ano, o Greenpeace está realizando uma nova campanha para levar a geração de energia solar a dois abrigos para idosos e ex-moradores de rua em Uberlândia (MG) e Nazaré (BA). A campanha de financiamento vai ate é o dia 15/05. Para contribuir, é preciso acessar http://kickante.com.br/campanhas/greenpeace-traga-o-sol-quem-precisa.


 

Agência Conexões
agenciaconexoes@gmail.com
No Comments

Post A Comment