11 jun Regularização de títulos sem biometria só ocorrerá após eleições
O prazo final para regularizar o cadastramento biométrico (registro de impressões digitais) do título eleitoral terminou no dia 9 de maio. Em Uberlândia, 46.998 pessoas, aproximadamente 10% dos eleitores da cidade, não realizaram o procedimento, podendo haver variações neste número, porque alguns títulos ainda estão em análise, segundo o Cartório Eleitoral de Uberlândia.
Os que não conseguiram fazer o cadastramento não poderão votar esse ano para as eleições de presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Também não poderão se matricular em instituições públicas, nem assumir posse em concurso público, conseguir empréstimo em bancos públicos ou tirar passaporte.
Para resolver o problema em definitivo, quem não realizou o cadastramento biométrico deve esperar até novembro, após as eleições, e comparecer ao Cartório Eleitoral. Enquanto isso, pode conseguir uma declaração provisória do Cartório Eleitoral, em caso de precisar realizar alguma das atividades citadas acima, mas que não garante que as instituições de destino aceitarão. Para conseguir a certidão provisória é preciso ir até o Cartório Eleitoral e apresentar um documento com foto. A declaração confirma que o eleitor está quite com a Justiça Eleitoral, mas que precisa voltar em novembro para fazer o cadastramento biométrico.
O Cartório Eleitoral de Uberlândia está localizado na Avenida Vasconcelos Costas, número 1646, no bairro Martins.
No Comments