10 abr Uberlândia é a primeira cidade do país em geração de energia fotovoltaica
Neste início de ano, Uberlândia assumiu o primeiro lugar no ranking das cidades brasileiras com maior potência de energia solar fotovoltaica instalada.
A informação é do novo relatório publicado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) com base em dados atualizados no mês de fevereiro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O município registrou em torno de 12 megawatts (MW) de potência, o equivalente a quase 2% do que é produzido pelo setor no país e cerca de 9% do que é originado em Minas Gerais, colocando o estado com melhor resultado no ranking do Brasil, com 137 MW instalados. A segunda colocação ficou com Várzea da Palma, também em Minas Gerais, com 11,8 MW de potência produzida. Os consumidores residenciais são os principais usuários da fonte fotovoltaica, seguidos pelos do comércio.
Energia fotovoltaica é a energia elétrica gerada a partir de luz solar, mesmo em dias nublados e chuvosos a energia pode ser produzida. No entanto, quanto maior for a incidência de radiação solar sobre a placa fotovoltaica, maior será a quantidade de eletricidade produzida.
Com base nos dados coletados, a Conexões produziu dois gráficos que representam a colocação do Brasil no ranking mundial de produção de energia fotovoltaica e os principais municípios brasileiros produtores desta energia. Confira abaixo.
No Comments