Observatório Luminar
Luminar é um observatório de mídia voltado para o acompanhamento sistemático da cobertura jornalística sobre políticas públicas. Acesse clicando aqui

UFU não tem data para retorno às atividades presenciais

Por Giovanna Abelha

A Universidade Federal de Uberlândia, que em 18 de novembro publicou portaria prevendo o retorno gradual às atividades presenciais a partir do dia 1 de dezembro e a volta de atendimento ao público a partir de 7 de dezembro, recuou e até o momento não possui data de retorno prevista. Em razão do aumento da taxa de transmissão da COVID-19, uma nova portaria, lançada em 26 de novembro, revogou a primeira e suspendeu a volta. 

A retomada gradual das atividades está sendo estudada pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU desde o mês de março. Diversas orientações foram divulgadas isoladamente e, no dia 27 de Outubro, foi apresentado o Protocolo de Biossegurança COVID 19. O documento propõe ações de segurança para toda comunidade acadêmica e foi a base para as portarias de retorno às atividades. 


A Fase 2 do protocolo prevê o retorno gradual das atividades presenciais, em 5 etapas. 
Reprodução: Protocolo de Biossegurança UFU


Existe também uma preocupação com a comunidade externa, pois a universidade desenvolve diversos projetos e serviços voltados para a sociedade uberlandense. Essas ações são ofertadas dentro da estrutura da UFU e precisam seguir as medidas de segurança propostas no Protocolo.  

É o caso do Esajup, que faz atendimentos gratuitos em diversas frentes do Direito, e do Cieps, que assessora coletivos populares em iniciativas produtivas, sob o ideal da Economia Popular Solidária (EPS). Para estes espaços de extensão, recomenda-se controlar o acesso aos locais dos serviços e gerenciar adequadamente os horários de agendamento. 

A portaria de 26 de novembro não faz previsão de datas. “O retorno às atividades presenciais dos servidores da Universidade Federal de Uberlândia deverá ocorrer quando forem constatadas as adequadas condições sanitárias para a retomada das atividades de forma segura”, estabelece o Artigo 2o. O atendimento ao público continuará sendo realizado remotamente até que sejam feitas novas recomendações sanitárias ou em casos urgentes. Nesta situação, será preciso seguir as medidas de biossegurança.

Para saber mais, acesse o documento completo do Protocolo de Biossegurança ou o vídeo pelo canal da UFU.

Para saber mais sobre alguns dos serviços prestados à comunidade de Uberlândia, acesse: 

Cieps: secretariacieps@proex.ufu.br Esajup: (34) 3291-6363 ou esajup@fadir.ufu.b

Giovanna Abelha
gihabelha@gmail.com
No Comments

Post A Comment