23 maio Workshop do IFTM Uberlândia Centro atrai professores e estudantes da região
No último sábado, 21, aconteceu, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Uberlândia Centro, o 1º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação. Como o próprio nome sugere, o evento contou com discussões e apresentações de trabalhos que abordassem, pelo menos, alguma das três linhas de pesquisa. Participaram estudantes e professores de cursos de graduação, técnico e mestrado de Institutos e Universidades Federais da região.
Pela manhã, as discussões aconteceram em uma mesa redonda com as especialistas e professoras na área de Linguística, Dilma Maria de Mello e Valeska Soares Souza. O turno da tarde foi divido entre apresentações de banners e exposições orais de projetos e pesquisas relacionados à tecnologia, linguística e educação.
Ricardo Boaventura, coordenador de pesquisa e pós – graduação do IFTM campus Uberlândia Centro, foi um dos organizadores do Workshop e explica que o Instituto conta com três vieses principais: tecnologia, gestão e educação. Ele relata que os cursos trabalham com frequência essa interdisciplinaridade e, por vezes, isso gera conflitos. “A computação é nova, os professores da educação não conseguem usar muito a tecnologia, assim como os professores da computação não conseguem um pouco entender o pensamento, a ideologia do pessoal da educação”. O Workshop foi, então, uma maneira de ampliar esse debate e trocar ideias com outras instituições como Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), IFTM Ituiutaba, IFTM Uberaba e IFTM Patrocínio.
Exposição de trabalhos
Dentre os banners dispostos no campus, Maria Marques e Maicon Barone apresentaram um projeto de incentivo à leitura. Ele é aluno de licenciatura em Química, no IFTM Uberaba, enquanto ela é técnica e trabalha na Pró- Reitoria de Extensão. Maria conta que, mesmo não sendo docente nem aluna, pode participar de projetos de extensão como esse. “É uma abertura que a Instituição faz para que os técnicos administrativos possam desenvolver projetos e levar isso para a comunidade”, explica. O trabalho é desenvolvido por alunos tanto do campus Uberaba quanto dos campi de Uberlândia. Dentre as ações estão apresentações artísticas de alunos para servidores e revitalização de bibliotecas. Maicon explica que é uma proposta de “interação social e integração das pessoas em meio à cultura do livro”.
A próxima ação do projeto de Maria e Maicon é o “Almoço em Poesia”, que celebrará o centenário de Manoel de Barros. Foto: Letícia Brito/Agência Conexões
Houve também apresentações orais de trabalhos. Marcelo Ávila – aluno do curso técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio, do IFTM campus Patrocínio – apresentou um projeto de pesquisa e extensão. A ideia é criar uma plataforma de estudo na internet que apresente as matérias de formas diferentes: em jogos e vídeos, por exemplo. O objetivo dos conteúdos é auxiliar no estudo de matérias convencionais, como química e biologia e, ao mesmo tempo, falar sobre “temas transversais”, como meio ambiente. “A partir dessa interdisciplinaridade, o aluno vai conseguir contextualizar mais o conteúdo e aplicar na sua vida”, explica o estudante.
Cintia Oliveira, professora e uma das coordenadoras do projeto, explica que essa exposição no Workshop é importante para o projeto deles. “O objetivo é mostrar que nós temos essa temática lá no nosso campus e, expondo esse trabalho, quem sabe, conseguir parceiros.” Marcelo acredita que o principal benefício é a troca de ideias. “Aqui, eu tenho contato com atividades que têm um objetivo muito semelhante ao do nosso projeto, que é a inclusão das mídias digitais e democratização da tecnologia na educação (…). Então, tendo contato com isso a gente consegue ter novas ideias”, explica.
No Comments