23 nov Zumbi dos Palmares e a Consciência Negra
Em 2011, a Lei nº 10.639, de 13 janeiro de 2003, foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, propondo o dia 20 de Novembro como uma data específica para a comemoração da Consciência Negra, uma celebração promovida para a reflexão da posição das pessoas negras na sociedade.
Inicialmente, a data era acatada pelas escolas, que promoviam atividades e discussões sobre a história e contribuição dos negros para a cultura nacional. Atualmente, eventos de grande porte são realizados por algumas cidades brasileiras, como palestras expositivas e apresentações artísticas.
Em alguns estados brasileiros, o dia comemorativo é feriado, são eles: Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Nos demais, é ponto facultativo, ou seja, fica a critério de cada município se será feriado ou não.
A data é popularmente conhecida como dia da Consciência Negra, no entanto, seu nome oficial é Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, uma vez que Zumbi dos Palmares é um dos mais importantes símbolos da luta dos negros por direitos.
A fim de falar um pouco mais sobre essa figura histórica tão importante no contexto nacional, a Conexões fez uma multimídia com algumas informações sobre Zumbi dos Palmares e a Consciência Negra.
No Comments